-
Arquitetos: Estudio Tecla
- Área: 95 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Basis Flooring, EDFAN, Insuma Sur
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Esten era originalmente o galpão de uma antiga casa de campo em um grande terreno em Escobar. O projeto surgiu da necessidade de convertê-lo em uma casa para fins de semana ou aluguel temporário.
Como primeira decisão, a galeria foi realocada: o novo projeto permite que a casa se abra para o norte, com vista para as perspectivas mais longas do terreno, proporcionando ao usuário um contato constante com a natureza. Sua morfologia replica a do volume original da casa com telhado de duas águas. O Dessa forma, a casa é percebida como um duo de volumes espelhados: um deles cheio e o outro vazio.
A construção original tinha uma galeria com fechamentos de vidro que foi decidido reutilizar. A partir dessas janelas recuperadas, modulou-se a nova galeria e fachada da casa .
Assim, a imagem é composta por uma sucessão de módulos com diferentes níveis de opacidade de acordo com sua função: alguns cegos materializados em chapa fornecem privacidade, outros semitransparentes materializados em policarbonato deixam passar a luz mas protegem da chuva; e outros completamente permeáveis, desmaterializados, permitem ser atravessados. De um dos módulos permeáveis, surge um caminho que convida a explorar o bosque que antecede a casa, delimitando espaços estanques entre as árvores e terminando na piscina.
O setor público interior da casa é composto por uma sala de estar e jantar com cozinha integrada com ventilação cruzada e paredes com câmara de ar para isolar do frio e do calor. O setor privado é composto por dois quartos com vista para o parque. A proporção de área coberta - semi-coberta no chão é a mesma: a intenção é que o usuário passe a maior parte do tempo na galeria, compartilhando e desfrutando da natureza que o lote oferece.